Evento para mulheres atrai grande público

A servidora pública Maria da Silva Rosalino trabalha há 34 anos na prefeitura de Tubarão e foi uma das servidoras que aceitou o convite para participar do evento promovido, na última terça-feira (14), no Clube 7 de Julho, pela prefeitura de Tubarão, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Dona Maria, como é carinhosamente chamada, que inclusive, recebeu, em nome de todas as servidoras, uma homenagem durante o evento, ficou satisfeita com a iniciativa. “Não participávamos deste tipo de atividade há muito tempo e eu adorei. Acho esse tipo de ação muito importante, pois o conhecimento e os esclarecimentos repassados nesses eventos podem mudar uma vida. Só lamento que quando era mais nova não tinha acesso a tantas informações, pois, certamente, o entendimento sobre os desafios da vida seria outro e as dificuldades seriam menores”, assegura a servidora.

Além de Maria, cerca de 200 mulheres prestigiaram o evento, que foi aberto pela delegada regional Vivian Garcia Selig e contou ainda com a palestra da especialista em Gestão e Recursos Humanos, Edla Zim.

A participação da delegada regional foi emocionante. Vivian falou de sua trajetória, relembrou as dificuldades, a origem humilde e todos os desafios enfrentados até assumir, em fevereiro deste ano, o comando da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil. “Vim para mostrar que podemos fazer a diferença no serviço público e mesmo sendo mães, esposas, mulheres, é possível cuidar com competência de nossa família e ainda assim sermos excelentes profissionais”, garante.

A delegada que diz ser “durona”, quando necessário, externou toda sua doçura ao pedir para que as mulheres deixem de julgar a si próprias. “Não temos a necessidade de sermos todo tempo cem por cento nas coisas que fazemos. Nos cobramos demais e isso, certamente, prejudica nossas vidas. Temos que aprender a ser mais tolerantes”, aconselha Vivian.

A palestrante Edla Zim, com base no tema “Mulheres e os Desafios da Atualidade”, discorreu sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, ao desempenharem tantos papéis. “São múltiplas as funções que assumimos ao longo de nossas vidas e cada uma delas é importante, no entanto, precisamos aprender a compartilhar, dividir o peso com nossos filhos e companheiros, pois só assim poderemos crescer e ter mais tempo para sermos simplesmente mulher”.

Edla compartilha com o pensamento da delegada Vivian e ratifica a necessidade da mulher se aceitar. “A mulher bem resolvida se aceita como é. Conhece suas falhas, mas também sabe enaltecer suas qualidades e talentos. Cada uma de nós é especial e tem sua própria história”, ressalta.

O prefeito Joares Ponticelli, um dos grandes incentivadores do evento, fez questão de levar seu reconhecimento às mulheres e dedicou uma menção especial às servidoras municipais. “Sei que a grande maioria das nossas servidoras é comprometida e engajada com o que faz. Sabemos dos enfrentamentos que as mulheres têm no desempenho de suas atividades na área pública, mas a presença delas é muito importante e faz a diferença”, frisa o prefeito.

Ponticelli lembrou que a participação das mulheres na política é ainda muito pequena. “Infelizmente são poucas as mulheres que se candidatam a cargos eletivos. Faço aqui um pedido, pensem nessa possibilidade. Acreditamos muito no potencial feminino e precisamos ter mais mulheres participando da vida pública, ajudando a cuidar de nossa cidade e de nossa gente”, atesta.