Saúde e Cosip recebem melhorias

Ofertar mais segurança aos pedestres e motoristas, que são prejudicados com a falta de luz em pontos específicos de Tubarão, e disponibilizar melhores condições de saúde aos munícipes. Com tais objetivos, o secretário de saúde Daisson Trevisol e o coordenador do Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), Narbal Tadeu Machado, vêm solicitando melhorias para ambos espaços.

Em outubro de 2016, quando os ventos fortes assolaram Tubarão, muitos postes foram danificados e na época, por falta de material, a equipe da Cosip não pôde fazer o conserto. Desde que a atual gestão assumiu, foram encontrados pouquíssimos materiais para efetuar manutenções. “Como não havia licitações abertas, estamos fazendo um levantamento de tudo o que está faltando para fazer um novo pedido”, explica Narbal.

O coordenador estima que cerca de R$ 250 mil sejam gastos nesta compra. Além do baixo preço, a qualidade do material deverá ser prioridade nesta licitação, que será aberta a partir da segunda quinzena de fevereiro. O objetivo é realizar o levantamento o mais breve possível, para possibilitar as melhorias e, em consequência, ofertar maior segurança as localidades atingidas.

Para desempenhar os serviços de iluminação solicitados, o município vem contando com a ajuda da Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi (Cergal), Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel) e empreiteira Tubarão. Cerca de 30 atendimentos diários são feitos por tais entidades.

Já na área de saúde, além das visitas que o secretário Daisson vem realizando às Unidades Básicas de Saúde, para listar quais as reformas necessárias, uma licitação no valor de aproximadamente R$ 1 milhão, também foi assinada e aprovada. Nela está uma lista extensa com todos os medicamentos exigidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa aprovação, os fornecedores têm agora de oito a 10 dias para disponibilizar os pedidos. Ressalta-se que há no pedido, medicamentos que estão em falta atualmente e pacotes extras, para que não haja mais carências.

Segundo dados da Farmácia Básica, de janeiro deste ano, há cerca de 56 medicamentos faltantes. Estima-se que boa parte destes estejam disponíveis a partir das próximas semanas. “Muitos dos medicamentos fornecidos pela Farmácia Básica, também são redistribuídos pela Farmácia Popular de forma gratuita. Essa é uma outra maneira de os tubaronenses acessarem os remédios”, acrescenta o secretário Daisson. Contudo, ele afirma que sua equipe se empenha para resolver o impasse e que em breve os medicamentos estarão disponíveis para a população.

Outro ponto que deve ser ressaltado é que todas as vacinas estão disponíveis nas unidades que possuem sala de vacina. Doses de BCG e febre amarela devem ser procuradas somente no posto central.

Fonte: Decom/PMT