Homenagens marcam os 40 anos da enchente de 1974

Emocionante. Essa foi uma das palavras mais citadas nesta segunda-feira (24), exatos 40 anos após a enchente de 1974, no momento em que centenas de crianças da rede municipal de Educação jogaram no Rio Tubarão, rosas para homenagear as vítimas do desastre.

Quem passou pelo centro de Tubarão por volta das 15 horas, percebeu uma grande movimentação de crianças seguindo em direção à ponte Dilney Chaves Cabral. Os alunos de 3º ao 5º ano das escolas Arino Bressan e Faustina da Luz seguiam com um único objetivo: homenagear as centenas de pessoas que no dia 24 de março de 1974 foram vítimas do maior desastre que o sul do país já vivenciou.

Às 15 horas pontualmente, horário em que as chuvas chegaram devastando Tubarão em 1974, os estudantes acompanhados do prefeito Olavio Falchetti e do vice, Akilson Machado jogaram no Rio Tubarão dezenas de rosas para lembrar os mortos e feridos com a enchente.

Simultaneamente, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar passaram pela ponte em cortejo, com giroflex e sirenes ligadas, juntamente com embarcações, também em homenagem às vítimas da grande enchente.

“Foi um fato extremamente marcante para Tubarão, esta é uma singela homenagem que nos faz refletir e planejar diversas ações para poder minimizar as consequências, caso uma nova enchente atinja Tubarão”, afirma o prefeito Olavio.

Durante toda a atividade, a Guarda Municipal fez o monitoramento do trânsito.


Exposição: Dando continuidade às atividades alusivas aos 40 anos da enchente, os alunos das escolas Faustina da Luz, Arino Bressan, Maria Emília Rocha expõem no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick os trabalhos realizados em sala de aula, sobre a tragédia de 1974. A exposição segue até a próxima sexta-feira (28).