2ª Caminhada Contra o Trabalho Infantil mobiliza população

Crianças, adolescentes e adultos participaram da 2ª Caminhada Contra o Trabalho Infantil na tarde desta sexta-feira (10). A iniciativa foi promovida pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social em alusão ao dia 12 de junho, onde luta-se pela erradicação do trabalho precoce. Balões coloridos, apitos, faixas e dezenas de participantes chamaram a atenção de quem passava pela avenida Marcolino Martins Cabral na hora da passeata.

A concentração dos participantes ocorreu em frente à antiga rodoviária e o ponto final foi na Casa da Cidadania. Durante todo o trajeto os apoiadores da causa foram acompanhados pela Guarda Municipal e, distribuíram panfletos explicativos a fim de conscientizar a população. “Cumprimos nosso objetivo com bastante efetividade. Viemos em massa para a cidade e gritamos: Não ao trabalho infantil e sim a educação de qualidade!”, afirma a diretora-presidente da FMDS Jane Dal-bó Falchetti.

Entre as dezenas de pessoas que participaram da caminhada, estavam os representantes das principais entidades que relacionam-se com as crianças, adolescentes e que lutam diariamente pelos direitos destes: Cras, Creas, PAR, Combentu, Ciee e Grupo Girassol. “Nós acreditamos que o trabalho infantil vem desmistificando a cada ano. Isso porque o programa Jovem Aprendiz vem regularizando a situação dos jovens a partir de 14 anos que querem uma oportunidade profissional. Por isso, também abraçamos essa causa”, afirma a coordenadora do Ciee, Silvia Guimarães Antunes. Que completa dizendo que este programa é a única forma do adolescente trabalhar de forma regularizada.

Incentivando a lutar desde cedo por seus direitos, as mães Aleida Cardoso e Charla Flor Antunes levaram suas filhas menores de idade para a 2ª Caminhada. “Desde pequena mostro sempre a ela, o lado diferente da vida. Ensino os deveres e os direitos que ela tem e, dentro disso, faço com que ela aprenda a lutar contra as desigualdades que enfrentamos”, explica a assistente social Charla Flor. “A partir do momento que ensinamos nossas crianças a estudar e a procurar um objetivo de vida, estamos visando o futuro de nossos filhos e isso é muito importante”, diz Aleida Cardoso.

A primeira edição desta caminhada ocorreu no ano passado e também mobilizou um grande número de pessoas. “A criança deve trabalhar só quando crescer. Este movimento é importante porque luta para que, quando estas crianças se tornarem adultos, elas olhem para o passado e percebam que passaram por todas as suas fases de forma caracterizada, de criança, adolescência e por fim de adultos”, ressalta o prefeito João Olávio Falchetti.

Fonte: Decom/PMT