Conexão Sustentável: 650 Crianças participam do 1º dia de atividades

O Conexão Sustentável iniciou nesta segunda-feira (30) em Tubarão sua segunda edição. O projeto itinerante, patrocinado pelo Instituto Alcoa, com apoio do município de Tubarão, promove atrações culturais gratuitas sobre preservação ambiental.

A programação se estende até a quinta-feira (02) à tarde. Nestes dias terão apresentações teatrais e circenses focados na conscientização sobre sustentabilidade, destinado as crianças. Além disso, também terá mostra de filmes infantis. O projeto Conexão Sustentável está localizado no estacionamento da Fundação Municipal de Educação, no bairro Dehon.

O evento se utiliza de peças circenses para tratar de assuntos sobre o meio ambiente e conservação ambiental. “Por meio dessas técnicas, as crianças aprendem educação ambiental, coleta seletiva, reaproveitamento dos materiais de forma descontraída e divertida”, afirma a Assessora Pedagógica de Ciências e Meio Ambiente da Fundação Municipal de Educação, Paula Wronski.

Todas as 17 escolas municipais já estão agendadas para participar. A partir de quarta-feira (1º) foi priorizado a visita de pré-escola, e já foram agendados os 12 Centros de Educação Infantil (CEI). Também estão visitando o evento escolas estaduais e APAE. No primeiro dia do evento as crianças já lotaram o local. De manhã, foram em torno de 350 crianças, e a tarde mais 300.

Interessados em agendar horário para participar deste projeto, podem entrar em contato com a Fundação Municipal de Educação no telefone (48) 3621-9419, ou pelo e-mail ensino@tubarao.gov.sc.br.

Neutralização de carbono: Assim como ocorreu na edição anterior, as emissões de carbono geradas nos deslocamentos e em todas as atividades do projeto serão neutralizadas. Para isso, os promotores fazem um inventário das emissões e calculam as compensações, repassando os investimentos em projetos ambientais certificados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre o projeto: Aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o caminhão da Alcoa percorre sete estados brasileiros – Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo –, atendendo comunidades locais. O projeto visa levar a essas localidades experiências de cultura e sustentabilidade.

Decom/PMT