Dia ‘D’ de vacinação gerou grande movimentação neste sábado (30)

A Campanha de Vacinação contra a Gripe iniciou na última segunda-feira (25) seguindo até o dia 20 de maio, em todas as unidades básicas de saúde. No município de Tubarão, mais de 33 mil pessoas podem receber a dose. Desse grupo, cerca de oito mil pessoas já estão imunizadas. Para facilitar o acesso ao serviço de saúde, neste sábado (30) foi realizado o Dia D de Vacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estavam abertas em horário alternativo.

Desde o início da campanha, as unidades de saúde têm permanecido lotadas com a procura pela dose. Devido a esta grande movimentação, as vacinas que estavam em estoque acabaram ainda no período da manhã deste sábado (30).Com todas as doses aplicadas, as unidades de saúde finalizaram a ação antes das 17h. O novo repasse será realizado novamente ao longo da semana. A previsão é que cada Unidade Básica de Saúde (UBS) volte a realizar aplicações nesta terça-feira (3), com a chegada de novas quantias da vacina.

Conforme informações do Ministério da Saúde, a vacina é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

As doses estarão disponíveis para 5.282 crianças (de 6 meses à menores de 5 anos), 2.692 trabalhadores de saúde, 12.074 idosos (mais de 60 anos), 992 gestantes, 163 puérperas, 881 pessoas privadas de liberdade e 11.714 pessoas com doenças crônicas. Para receber a dose, os trabalhadores de saúde devem apresentar documento do conselho profissional ou que comprove a profissão e os doentes crônicos devem apresentar atestado médico.

Já as crianças que nunca foram imunizadas contra a gripe, os pais devem ficar atentos. Após 30 dias da primeira aplicação, é necessário retornar à sala de vacina para receber um reforço. Essa orientação é válida também para as crianças de até 8 anos, com doença crônica.

A rede pública de saúde oferece a dose Trivalente. Essa imunização protege contra os vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.

A coordenação de Imunização do município de Tubarão, através da enfermeira Juliana Nunes Cardoso, ressalta alguns cuidados necessários para evitar a proliferação da doença:

– Sempre que tossir ou espirrar tape o nariz e a boca com lenço de papel;
– Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
– Se não tiver as mãos lavadas, evite mexer nos olhos, nariz e boca;
– Se tiver sintomas de gripe, evite cumprimentar com abraços, beijos ou aperto de mão;
– Evite lugares com aglomeração de pessoas;
– Em casos de dúvidas, procure sua unidade de saúde para outras informações.

 

Fonte: Decom/PMT