Adolescentes do PAR visitam Paço Municipal

O Programa Adolescente Responsável (PAR), oferecido pela Fundação de Desenvolvimento Social, lida diretamente com a cidadania dos jovens envolvidos. Sendo assim, é preciso realizar atividades socioeducativas que desenvolvam e despertem esta condição de cidadão. Para isso, os jovens do PAR, acompanhados pela orientadora Vanessa Conceição e pela professora de artesanato Bruna, estão visitando os três poderes que regem a sociedade: Judiciário, executivo e legislativo.

O primeiro foi o Judiciário, nesta terça-feira (26), onde os adolescentes assistiram a uma Sessão do Tribunal do Juri para conhecer mais sobre as responsabilidades deste. Durante o encontro, o Juiz Elleston Lissandro Canali proferiu uma palavra de apoio a turma. “As coisas na vida se conquistam passo-a-passo. Com um objetivo traçado e força de vontade é possível chegar onde se sonha”, ressalta o Juiz.

Já nesta sexta-feira (29), os jovens conheceram o Paço Municipal e logo, o poder Executivo. Durante a visita, a estrutura do local foi apresentada e por fim os adolescentes conversaram com o Conselho Curador da Unisul e com o prefeito Olavio Falchetti. “Esta visita é interessante porque quando observamos as coisas fora, temos uma ideia de como tudo funciona, mas quando viemos até o local vemos como tudo é realmente. Com isso, matamos a curiosidade e descobrimos coisas novas”, comenta um dos adolescentes participantes do programa.

A próxima visita dos jovens, será na quarta-feira (4), ao poder Legislativo. O local escolhido foi a Câmara de Vereadores, às 15h.

 

Fonte: Decom/PMT