Plano de Macrodrenagem do município será apresentado

Para minimizar os impactos causados pelas cheias dos rios e alagamentos em ambientes rurais e urbanos na Cidade Azul, e implementar a sustentabilidade quanto às águas pluviais e sua relação com outros serviços, é necessário o desenvolvimento de um Plano de Macrodrenagem. 

Uma reunião para tratar do assunto, com a apresentação da equipe que fará o Plano Municipal de Macrodrenagem de Tubarão está prevista para o dia 5 de abril, próxima terça-feira. O evento ocorrerá no auditório da Casa da Cidadania, a partir das 14h e contará com a presença do prefeito Olavio Falchetti, vereadores e diversas autoridades. 

Os integrantes da equipe são os professores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS). 

“O Plano de Macrodrenagem proposto não é um plano hidráulico ou hidrológico de canais, mas sim um conjunto de medidas não estruturais e estruturais interconectadas que avaliam as soluções de conjunto do município, integrando com os outros serviços urbanos da cidade e permitindo uma gestão dos serviços municipais eficiente. Além disso, estabelece a implementação da drenagem urbana e sua operação e manutenção de curto, médio e longo prazo de forma sustentável”, ressalta o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.

 

Fonte: Decom/PMT