Dezembro Vermelho também é de prevenção

No mês de dezembro inicia uma nova campanha, este laço vem com a cor vermelha, mas não é relacionada à época natalina. Neste mês, é comemorada a luta contra a AIDS. Duas unidades estarão em atendimento diferenciado, no dia de comemoração mundial, 1º, com a realização de teste rápido e orientações.

A atividade será realizada na terça-feira (1º). O CAES e a UBS Oficinas I estarão com atendimentos especiais para o diagnóstico precoce. O CAES fica localizado na rua Teodoto Tonon, e estará aberto das 7h30 às 13h30 e das 14h30 às 16 hs. A UBS Oficinas I fica na rua Pedro Gomes de Carvalho, (ao lado do Ginásio Salgadão), e ficará aberta das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Os testes rápidos permitem interpretar o resultado em, no máximo, 30 minutos, é um exame de fácil execução e não necessita estrutura laboratorial. O procedimento é recomendado para testagem presencial de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Nos casos de gestantes, por exemplo, a realização do teste de HIV no primeiro trimestre de gestação, se positivo, diminui a chance da criança adquirir o HIV através da mãe. Em Tubarão, os testes rápidos eram realizados no CAES e estão sendo descentralizados para facilitar o acesso do cidadão ao serviço de saúde.

Conforme o Ministério da Saúde, através do departamento de DSTs, Aids e Hepatites Virais, HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. O causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. A Aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico.

Com a implantação dos testes na rede básica de Tubarão, desde o mês de junho a procura pelo procedimento cresceu, passando de 19 testes realizados para 128 no mês de julho. O teste era oferecido apenas no CAES e hoje 12 unidades de saúde já realizam o procedimento. “O objetivo da descentralização é que mais pessoas saibam se são portadoras do HIV e iniciem o tratamento o mais rápido, com acompanhamento e orientações necessárias”, destaca a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Tanara Cidade de Souza.

As unidades de saúde Congonhas, Fábio Silva, Mato Alto, Morrotes, Oficinas 1, Policlínica, Passagem, Becker, Bom Pastor, Caic, São Martinho I e São Martinho II, já estão com a agenda aberta para atender as pessoas, da área de abrangência da unidade, que têm interesse ou indicação de fazer a testagem.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT