Defesa Civil realiza montagem de comporta na Ponte Heriberto Hülse

O sistema de drenagem que advém da avenida Padre Geraldo Spetmann e deságua no Rio Tubarão é protegido em períodos de enchente do Rio Tubarão, por uma comporta metálica de 1,5 metros de diâmetro . Esta peça impede o retorno da água do rio para a comunidade. Foi pensando em uma obra de melhoria que durante esta terça-feira (11) e quarta-feira (12) a secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou a montagem de uma comporta na cabeceira da ponte Heriberto Hülse em frente ao terminal rodoviário urbano.

A colocação da nova comporta teve o apoio da secretaria de Desenvolvimento Econômico que deslocou uma escavadeira hidráulica para içamento das peças da comporta com mais de 200 kg, e da secretaria de Infraestrutura que disponibilizou a instalação elétrica para funcionamento das ferramentas para instalação. Além disso, a secretaria de Segurança e Patrimônio disponibilizou a Guarda Municipal, que ajudou no ordenamento do trânsito no momento.

Paralelamente, foi realizada a retirada de entulhos dos pilares das pontes na área central da cidade, que envolve as pontes Nereu Ramos (entrada no Centro), Dilney Chaves Cabral (Fragoma) e Orlando Francalacci (Quartel). Estes entulhos são pedaços de madeira, árvores, cercas e outros que são trazidos em períodos de enchente do Rio Tubarão e Braço do Norte, que ao encontrarem a estrutura dos pilares das pontes, afixam-se.

 

Fonte: Amanda Defreyn/PMT