Palestra sobre “Cidades Sustentáveis” integra Semana do Meio Ambiente

Defendendo a importância do sistema de participação da sociedade na gestão municipal, o prefeito de Canoas (RS) Jairo Jorge da Silva foi um dos destaques da Semana do Meio Ambiente ministrando a palestra “Cidades Sustentáveis”. O evento foi realizado nesta segunda-feira (1°), no auditório da Amurel, reunindo a população e representantes de governos municipais da região. 

O município de Canoas está localizado na região metropolitana de Porto Alegre, e em 2014 recebeu primeiro lugar do prêmio “Cidades Sustentáveis” na categoria cidades médias. “É o reconhecimento de um projeto de equipe. Procuramos trabalhar, principalmente, com a sociedade para motivá-la. Envolvemos o cidadão para que ele participe, discuta e desenvolva as políticas públicas. É desta forma que a prefeitura de Tubarão está como Canoas, envolvida no ‘Cidades Sustentáveis’”, afirma o prefeito de Canoas, Jairo Jorge da Silva.

O programa “Cidades Sustentáveis” oferece uma plataforma que funciona como uma agenda para a sustentabilidade, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural abordando as diferentes áreas da gestão pública.
O município de Tubarão é signatário do programa Cidades Sustentáveis, estando inserido no grupo que desenvolve a política Lixo Zero e o licenciamento ambiental. “Através do programa desenvolvemos uma nova dinâmica de gestão trabalhando questões que envolvem e empoderam a população. Canoas é um grande exemplo desta dinâmica para todos os municípios. Por meio da gestão participativa e do programa ‘Cidades Sustentáveis’ damos condições para que o cidadão participe de fato do desenvolvimento do município”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Guilherme Bressan.

Seguindo com a programação de atividades da “Semana do Meio Ambiente”, ainda nesta segunda-feira (1°), ocorre a exposição da mostra fotográfica “Olhares…” do prof. Dr. Luiz Alberto de Souza Marques (in memoriam). A mostra ocorre até as 22h no Cettal, Unisul. Palestras com temáticas ambientais locais também serão realizadas nesta segunda-feira (1°). “Territórios Pesqueiros” será ministrada por Maria Aparecida dos Santos Ramos e Antônio Vieira. “Organização dos Trabalhos de Material Reciclável” será aplicada por João Antolino Monteiro. “Direito Ambiental” terá como palestrante o professor Gustavo Madeira. As palestras ocorrem das 19h15 às 22h, no auditório do Cettal, Unisul.

Nesta terça-feira (2), feira ambiental, oficinas ambientais, mostra de fotos do Rio Tubarão e boas práticas ambientais comporão as atividades da semana na praça Walter Zumblick, ao lado do Centro Municipal de Cultura. O evento será realizado das 8h30 às 17h, com atendimento especial do Museu Willy Zumblick que conta com a exposição “Tubarão em Cores”. A oficina de compostagem foi transferida para esta terça-feira (2), na 3ª companhia do 63º batalhão de Infantaria do Exército, a partir das 7h30. Apresentação de trabalhos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia e Direito também serão realizadas no mesmo dia das 19h30 às 22h, no Bloco Pedagógico, Auditório Unisul.

Alunos da Escola de Educação Básica Henrique Fontes participarão da palestra “Tubarão rumo ao Lixo Zero. ‘E eu com isso?’”, no período matutino, nesta quarta-feira (3). Durante a tarde do mesmo dia, os alunos integrarão a oficina de coletores ecológicos. Visita a horta modelo Tractebel rambém serão realizados.

A “Semana do Meio Ambiente” encerrá as atividades, neste sábado (6), com participação no “Praça das Artes” com exposições, doações de mudas e oficinas ambientais.

Reunião: O prefeito de Canoas (RS) Jairo Jorge da Silva também esteve em reunião, na manhã desta segunda-feira (1°), com secretários municipais para apresentar projetos de governo desenvolvidos na cidade gaúcha.  

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT