Diminui número de óbitos por tuberculose

O Ministério da Saúde assumiu o compromisso de reduzir em 95% os óbitos e em 90% o coeficiente de incidência de tuberculose até 2035. Nos últimos 10 anos, o Brasil reduziu em 22,8% a incidência de casos novos da doença e em 20,7% a taxa de mortalidade. Em Tubarão, em 2013 o Centro de Atendimento Especializado em Saúde atendeu 66 novos casos da doença e em 2014 o registro foi menor: 47 casos. Segundo os dados da Vigilância Epidemiológica em 2013 Tubarão registrou um óbito em decorrência da doença e em 2014, não houve nenhum registro.

Nesta terça-feira (24) foi celebrado o Dia Mundial da Tuberculose, e através destes dados o município entende que está contribuindo para a redução da taxa de mortalidade, com o acompanhamento realizado pelo Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES). 

O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. Qualquer pessoa com esse sintoma deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. São mais vulneráveis à doença as populações indígenas, presidiários, moradores de rua – estes devido à dificuldade de acesso aos serviços de saúde e às condições específicas de vida -; além das pessoas com o HIV.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT