Vala recebe canalização

Os moradores da rua Vicente Manoel da Costa Porto, no Passo do Gado, já sentem os benefícios da obra que está sendo executada no local. Nesta semana, a secretaria de Infraestrutura deu início a limpeza e a canalização da vala que passa aos fundos da Ferrovia Tereza Cristina.

Segundo o secretário de Infraestrutura Ismael Medeiros, estão sendo instalados tubos com 100 cm de diâmetro. “Esta obra tem dois importantes benefícios para a comunidade: um deles é minimizar os problemas de alagamento e o outro é a questão sanitária”, observa o secretário.

Ao todo, a vala possui 180 metros de extensão. Os trabalhos serão executados em duas etapas. Nesta primeira fase serão instalados tubos referentes a 50 metros, com a conclusão ocorrendo nos próximos dias. Já na segunda fase serão instalados os outros 130 metros. A previsão é que esta nova etapa ocorra a partir de março.

De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques, a canalização da vala contribuirá para reduzir os alagamentos decorrentes de chuvas torrenciais nos bairros Recife, Vila Moema e também nas proximidades da Pedro Zapellini e rua Ferreira Lima. “Essa obra vai auxiliar a rede de drenagem destes bairros, pois a água das chuvas chegará mais rapidamente ao Rio Seco e não mais ao Rio Congonhas que é mais distante”, explica Rafael.

O morador Maison Luis Miranda já observa melhorias na comunidade. “Eu moro há 47 anos ao lado desta vala e o cheiro era insuportável durante o verão. Também tínhamos problemas com mosquitos, ratos, cobras e aranhas e os alagamentos eram constantes. Agora acredito que teremos uma nova vida”, destaca o morador.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT