Cuidar da Saúde também é coisa de Homem

Depois de ter uma grande perda na família, o motorista Emerson Cardoso, começou a pensar mais nos cuidados que tinha com a sua saúde. Mesmo assim, o tempo passou, até que os problemas começaram a aparecer.

Emerson perdeu o pai com câncer de próstata em 1968, depois disso, já em 1995 começou a sentir dificuldade para urinar, o que obrigou o motorista a buscar um profissional de saúde, e foi diagnosticado com um crescimento da próstata. “Eu me preocupei muito, porque quando aconteceu com o meu pai, eu vi o sofrimento dele”, contou.

De acordo com o médico clínico geral Filipe Bittencourt, a partir dos 50 anos, mesmo quem não tem sintoma, deve fazer o exame de toque retal. E os homens acima de 45 anos que têm sintomas urinários, ou parentes com diagnóstico de câncer de próstata devem procurar um serviço de saúde. “É considerada situação de alerta: qualquer alteração de jato, dor ao urinar, dificuldade de manter o jato urinário, ou qualquer outro sintoma relacionado à micção”, explicou Filipe.

Neste mês, o município de Tubarão estará apoiando a campanha nacional Novembro Azul, em homenagem à saúde dos homens. Alguns pontos da cidade estarão iluminados com a cor azul e diversas ações de saúde serão realizadas em homenagem a eles. “Visto que os homens são relutantes quando o assunto é procurar um serviço de saúde, a iniciativa do Novembro Azul ajudou bastante”, Filipe Bittencourt.

Hoje, com 69 anos, o motorista pede que os homens deixem o preconceito de lado, e comecem a cuidar mais da saúde. “A partir de certa idade o homem tem que procurar um médico sem receio nenhum. Eu tive mais de um caso na família, sei que alguns se sentem invadidos, mas isso não é invasão, e sim prevenção”, alertou Emerson.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT