Convênio da UPA voltará a ser discutido com o estado

Com o fim do período eleitoral, será possível voltar a firmar convênios com os governos estaduais e federais. Exatamente por isso, o prefeito Olavio Falchetti buscará, a partir de terça-feira (28), marcar uma audiência com o governador Raimundo Colombo para discutir um novo convênio para a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.

Em agosto, o prefeito Olavio e o secretário de Governo Matheus Madeira estiveram em Brasília e entre os ministérios visitados estava o da Saúde. Na ocasião, verificou-se que o convênio assinado há alguns anos para a construção da UPA teve como signatário o governo do estado. Desta forma, o Ministério da Saúde entende que a obra pertence ao estado e não ao município, sendo responsabilidade estadual a sua conclusão.

“Queremos ver com o governador a possibilidade de um novo convênio para que a obra seja finalizada. Em outras oportunidades Colombo e também o vice-governador Eduardo Pinho Moreira se colocaram à disposição para discutir este novo convênio, mostrando intenção do estado em terminar a UPA”, observa Olavio.

A obra – A UPA terá 887,48 m² de área construída. O prédio contará com seis leitos de observação (podendo ser ampliado para oito), espaço para atuação de clínicos gerais e pediatra e para atendimento de emergência. Um setor odontológico também está previsto, além de equipamentos como raios-X, ultrasonografia e aparelhos laboratoriais.

No local, serão realizados desde serviços de pronto atendimento, considerados menos graves, até pequenas cirurgias. Os casos de maior complexidade continuarão a ser encaminhados aos hospitais. .

Até o momento foram investidos na obra R$ 1.153.000,00 pelo governo do estado e R$ 486.428,58 pela prefeitura. O município aguarda a confirmação de um segundo convênio com o estado para dar seguimento à obra.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT