Câncer de pele ultrapassa 70% dos casos no município

Um dos causadores do câncer de pele é a falta de cuidados durante a exposição aos raios solares ou ultravioletas. Mais de 70% dos casos de câncer detectados desde janeiro, em Tubarão, são de pele.

Seguindo os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, somente neste ano, 6.668 casos de câncer de pele foram registrados em Santa Catarina, e desse número, 43 foram em Tubarão.

Muitas pessoas se preocupam apenas no verão, durante a exposição prolongada ao sol, mas é importante muita atenção durante todo o ano. Mesmo em dias nublados ou na sombra é necessário se proteger, pois existem ainda os raios ultravioletas que também oferecem riscos à saúde.

De acordo com a coordenadora de políticas públicas Sandra Grandemagne, alguns sinais podem ser considerados alertas. “Lesões na pele, feridas que não cicatrizam em até quatro semanas e mudanças na textura da pele devem ser levados a sério. Ao perceber qualquer alteração é necessário procurar um profissional de saúde”, alertou.

Para se proteger dos raios é necessário usar protetor solar frequentemente, roupas com tecidos de trama fechada, chapéu de aba larga e, se possível, óculos de sol e protetor labial. “Durante toda a vida, os efeitos causados pelos raios se acumulam e criam danos à pele, causando o envelhecimento da pele, manchas e até câncer”, explicou Sandra.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT