Comitiva de empresários apresenta resultado da missão a Lisboa

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo e empresários do Núcleo de Tecnologia da Acit – AmurelTec fizeram na tarde desta sexta-feira (11), um balanço da missão Web Summit Lisboa, viagem de negócios que conectou startups e empresários do mundo todo com o ecossistema empreendedor de Portugal que figura entre os melhores da Europa.

Realizada desde 2009, o Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias. A edição de 2022 aconteceu de 1 a 4 de novembro, na Altice Arena, no Parque das Nações, em Lisboa e contou com mais de 250 palestrantes e um número superior a 70.000 participantes de todo mundo, incluindo fundadores e CEOs de empresas de tecnologia e startups, formuladores de políticas, meios de comunicação, figuras culturais, investidores e chefes de estado.

A comitiva organizada pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, da prefeitura de Tubarão, com apoio do Sebrae e Núcleo de Tecnologia da Acit – AmurelTec e Sebrae foi composta por 12 pessoas. “Foram três dias de imersão, de troca de experiências e uma oportunidade única de olhar o que o mundo está fazendo em termos de tecnologia e inovação. Além das palestras de especialistas renomados, fizemos visitas técnicas, trocamos contatos e conectamos muitos negócios”, menciona o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia da Acit – AmurelTec, Eder Cachoeira ressalta que a missão proporcionou contato com um ecossistema internacional, permitindo inclusive um comparativo com o mercado nacional. “A visita às empresas foi muito positiva, pois conseguimos verificar em que estágio estão as nossas iniciativas da área da tecnologia. E esta comparação é um importante norteador de nossas próximas ações. Fizemos muitos contatos com empresas de todo o mundo e, certamente, boas parcerias e bons negócios deverão resultar desta missão”, analisa.

O prefeito Joares Ponticelli recebeu o grupo no Paço Municipal e ficou muito entusiasmado com os relatos dos integrantes da comitiva. “São eventos como este que abrem novos horizontes. Em cada viagem desta trazemos na bagagem novos aprendizados, que se revertem em excelentes negócios e, posteriormente, empregos e renda. Iniciativas como esta, que integram o programa Tubarão 180°, são o grande legado que vamos deixar e que só tendem a evoluir”, assegura.