Ações de prevenção à dengue são realizadas com alunos; doença já matou 90 pessoas no estado este ano

As equipes do Núcleo de Combate à Endemias da Fundação Municipal de Saúde têm realizado um trabalho de orientação e de conscientização junto à empresas e aos alunos da rede municipal de ensino, tanto nas escolas quantos nos Centros de Educação de Infantil, das formas de se enfrentar o mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças que se proliferam no verão, como a zica, a febre chicungunya e, claro, a dengue.

O trabalho faz parte da Campanha Nacional de Combate ao Aedes aegypti, que tem por tema “Todo dia é dia de Combate ao Mosquito”. Nas visitas aos estudantes, são realizadas palestras, rodas de conversa e a distribuição de cartilhas que contêm informações que ajudam no combate ao inseto, além de ensinar medidas de se evitar a sua proliferação, como não deixar água parada e armazenada em locais abertos, como pneus, caixas d’água destampadas, vasos de plantas e flores, garrafas e outros recipientes, dentre outros.

Somente em Santa Catarina, desde janeiro até o último dia 12, são 60.864 os focos do mosquito encontrados, que geraram 83.034 casos confirmados, dos quais 80.240 de forma autóctone, ou seja, a contaminação ocorreu na própria região da vítima. O número mais alarmante, no entanto, é o de óbitos confirmados por dengue no estado, um total de 90 neste período.