Eventos do aniversário de Tubarão foram prestigiados pelos tubaronenses

Os 153 anos de Tubarão foram comemorados com eventos para todas as idades, que movimentaram a cidade de 18 a 28 de maio.

A programação iniciou na quinta-feira (18), com o Outlet Beer Fest, feira multissetorial que ofereceu aos visitantes entretenimento e oportunidade de conhecer os produtos e serviços apresentados pelos expositores. A feira foi encerrada no domingo (21) e foi o grande evento do primeiro final de semana de aniversário do município.

A semana de 22 a 26 de maio, também foi repleta de atrações. A Semana do MEI, iniciativa da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae e da Casa do Microcrédito, prestou consultoria gratuita a Microempreendedores Individuais (MEI). Foram realizados entre segunda-feira (22) e sexta-feira (26), 347 atendimentos gerais, 58 declarações foram enviadas no mutirão de declarações anuais, houve ainda oito consultorias individuais, sendo quatro de Planejamento estratégico e quatro em finanças. A semana foi marcada ainda pelo primeiro encontro para a formação do Núcleo de MEIS junto com a ACIT.

A Tarde de Lazer Estudantil, uma atividade coordenada pela Fundação Municipal de Educação (FME), reuniu na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva crianças de nove Centros de Educação Infantil (CEI) e alunos de quatro escolas de Ensino Fundamental que se divertiram e assistiram apresentações culturais. A atividade aconteceu durante toda a semana (22 a 26 de maio), no período matutino.

A programação do aniversário brindou os tubaronenses também com eventos culturais. A Noite Cultural teve duas edições. Na terça-feira (23), aconteceu o Encontro de Corais. O público pode prestigiou as apresentação do Coral Municipal de Tubarão, Coral da GAM e Coral Universitário da Unisul. Na quarta-feira (24), a Noite Cultural teve a literatura e a dança como tema central. Dançarinos e escritos da Academia Tubaronense de Letras (Acatul) se revesaram nas homenagens ao município.

Na quinta-feira (25), a programação foi marcada pelo início da Feira Agropecuária de Tubarão. O evento que encerrou no sábado (27) movimentou mais de R$ 10 milhões em negócios. Na quinta-feira (25), a Câmara de Vereadores de Tubarão promoveu uma sessão solene na qual foram concedidos 11 títulos de Cidadão Tubaronense e três de Honra ao Mérito a pessoas e entidades da cidade que prestam ou prestaram relevantes serviços à comunidade.

O segundo final de semana de eventos em comemoração aos 153 anos de Tubarão também teve uma programação variada, para reunir a família.

No sábado (27), no Bosque da Memória, aconteceu mais um plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas. O plantio das mudas foi uma iniciativa da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) e reuniu 20 famílias. Também no sábado (27), aconteceram dois passeios de trem, saindo da estação do Museu Ferroviário em direção a Laguna. No pátio do Museu, o Festival do Butiá também foi bastante prestigiado. Das 10 às 17 horas, o ônibus do Programa Saúde + Perto de Você estacionou na Praça do Avião, com serviço de vacinação. Ao todo, foram atendidas 279 pessoas, aplicadas 313 vacinas e 166 doses da vacina contra influenza. E à noite, foi celebrada a Missa do Município, na Catedral.

No domingo (28), último dia da programação, as atividades começaram cedo. Às 6 horas da manhã foi dada a largada da 2ª Maratona de Tubarão. Participaram da edição deste ano, mais de 700 atletas vindos de diversos estados, entre eles Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Brasília. Os 42 km foram disputados nas modalidades individual masculino e feminino, além de dupla, quarteto e octeto masculino, feminino e misto. Após a prova principal foi realizada a prova da categoria kids. Felipe Costa foi bicampeão da prova e sua esposa Luciane da Silva venceu a categoria feminina deste ano.

O Programa Saúde + Perto de Você foi disponibilizado também no domingo (28). Um total de 125 pessoas foram atendidas, 134 vacinas aplicadas e 81 pessoas tomaram a vacina contra influenza.

Outro evento que reuniu grande público foi o 1º Pedal de Aniversário de Tubarão. A iniciativa contou com cerca de 200 inscritos, consagrando-se como um grande momento de integração dos grupos de pedais.

A tarde de domingo (28) teve ainda a Feira Criarte de Artesanato, Domingo na Praça, com brincadeiras para a criançada e apresentação de bandas locais. A programação do aniversário foi encerrada com o show da banda Mistura Fina.