Tubarão atinge marca de 16 mil exames PCR realizados durante a pandemia

Publicado em 13/01/2021 às 15:28 - Atualizado em 13/01/2021 às 15:28

Créditos: Arte/Decom Baixar Imagem

A Fundação Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (13) que a equipe coordenada pela enfermeira Fernanda Ribeiro Borghezan atingiu a marca de 16.000 exames do tipo RT-PCR coletados desde o início da pandemia de Covid-19 em Tubarão. Ao todo, levando-se em conta os testes rápidos também, foram realizados até o momento 50.563 exames, o que indica que 47% da população já realizou ao menos um tipo de teste.

O exame na detecção do Covid-19 considerado padrão ouro pelo Ministério da Saúde é o RT-PCR, comumente conhecido por exame do cotonete. Sua coleta é rápida e indolor, com o material coletado sendo enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen, em Florianópolis, para ser analisado e o seu resultado posteriormente divulgado.

Em Tubarão a coleta é realizada em novo endereço desde o último dia 4, na rua Pedro Peicher de Carvalho, número 363, no bairro Oficinas, em anexo ao Circulo Ferroviário. O horário de atendimento é das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas, de segunda a sábado.

Ressalta-se que esta coleta é feita mediante agendamento prévio, realizado na própria unidade de saúde do paciente, após realizada avaliação médica. Além das unidades, o serviço é disponibilizado ainda aos pacientes atendidos nos hospitais de Tubarão e na Clínica Pró-Vida.

A fundação gostaria de alertar à população que a pandemia não acabou, devendo-se manter os cuidados para se evitar a propagação do vírus, com a utilização de máscara, álcool a 70% para higienização das mãos, distanciamento social, e se evitar as aglomerações.

A Fundação Municipal de Saúde, o Coems (através dos telefones 3621-9618 e 3621-9619), as Unidades Básicas de Saúde e a Policlínica Central estão à disposição para atender à população.