Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

UtilidadePublica
Vista a Cidade Azul de amarelo: movimento da FMS promove reflexão sobre suicídio

Publicado em 08/09/2020 às 18:13 - Atualizado em 08/09/2020 às 18:13


Créditos: Arte/Decom Baixar Imagem

Oficialmente, no dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio em diversas partes do mundo. Em alusão a data, com o advento da pandemia mundial, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará uma ação diferente e motivadora. Nesta quinta-feira (10), ao meio dia, as equipes de saúde convidam toda a população para colorir a cidade de amarelo.

 


O Setembro Amarelo é uma campanha que busca sensibilizar a população a respeito do suicídio e encarar o assunto sem tabu, focando no autocuidado como maior forma de prevenção. “Em função da pandemia, ficaram restritas às ações com a comunidade. Assim, a ideia surgiu da necessidade de continuar debatendo o assunto, mesmo no momento em que estamos vivendo. No entanto, mesmos diante das restrições, o município realizará algumas ações dentro dos critérios de segurança para profissionais, via internet”, ressalta a psicóloga do CAPS II, Camille A. Félix.

 


Assim, será realizado um encontro virtual com professores e gestores de escolas municipais sobre a Inteligência Emocional. A roda de conversa será ministrada pela psicóloga Elisangela Sales Alencar, nesta quarta-feira (9). “É de suma importância que aconteça o diálogo sobre o assunto porque, muita vezes, com orientação, apoio e compressão de uma situação ou problema, se consegue preservar vidas”, salienta a profissional.

 


Outra ação importante, que visa unir todos os habitantes de Tubarão em prol deste combate é idealizada pela FMS. A equipe de saúde pede para todos os habitantes que, na próxima quinta-feira (10), saiam de casa com uma peça de roupa amarela e, se puderem, soltem ao meio dia balões amarelos a favor da vida. “Esse é o mês onde a gente volta a nossa atenção para a questão do suicídio, que é um problema que infelizmente nós temos ele firmado na sociedade. As taxas de suicídio aumentam a cada ano. É o momento que nós paramos e reforçamos o pensamento sobre a temática. Nos ajude nesta luta, mesmos distantes, não podemos deixar esse assunto de lado”, relata a gerente de saúde Chaiana E. M. Marcon.

 

 

Na quinta-feira (10), as equipes da FMS vão decorar a passarela Ângelo Antônio Zaboti com a cor amarela e, simultaneamente, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), assim como todos os profissionais usarão a cor simbólica. Um convite sobre o movimento foi enviado para o Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e para o Farol Shopping. “Essa abordagem é importante para que incentivamos a ausência de julgamentos. A dor do outro não é drama e nem frescura, precisa ser ouvida e acolhida. Se possível, ajude e oriente a pessoa a buscar apoio profissional e familiar, para que possa ter uma melhor qualidade de vida”, finaliza Camille.