Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coronavírus
FMS promoveu duas ações para detecção da Covid-19 durante a semana

Publicado em 14/08/2020 às 17:35 - Atualizado em 14/08/2020 às 17:35


Créditos: Divulgação/PMT Baixar Imagem

Com o compromisso de efetivar cada vez mais o controle da Covid-19 no município, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão realizou duas ações específicas nesta semana. Foi realizado um mutirão para testagem de contatos de pessoas positivadas para a doença e a testagem de colaboradores de empresas onde havia a confirmação de casos entre o quadro de funcionários. Juntas, as ações resultaram em aproximadamente mil pessoas testadas.

 

Devido ao aumento de casos, a Fundação de Saúde adquiriu mais 20 mil novos testes em julho e conseguiu colocar em prática a testagem da população. Com isso, busca diminuir a proliferação da doença. “Obviamente isso aumenta o número de casos apresentados no município, mas controla de uma forma mais efetiva e eficaz na proliferação do vírus. Estamos tendo controle maior da doença e acredito que nas próximas semanas possamos reduzir o número de pessoas contaminadas”, salienta o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol.

 

Toda a mobilização tem como objetivo barrar a transmissão do vírus no município, identificando os casos, isolando e consequentemente, diminuindo o número de positivos. “Com o número de casos aumentando, nós intensificamos a testagem da população. Começamos a aplicar nos contatos de pacientes positivos, e não somente os íntimos, mas como os contatos nos locais de trabalho. Estamos batalhando e investindo fortemente para que conseguimos vencer essa pandemia”, finaliza.

 

Empresas

 

As testagens realizadas nas empresas, que tiveram casos positivos, aconteceram durante toda a semana de forma in loco, quando a equipe se desloca até o ambiente de trabalho para a ação. Cerca de 630 funcionários, de 15 empresas, foram testados. Destes, aproximadamente 25% deles deram resultado positivo para a doença.

 

Há três semanas a FMS pratica a ação nas empresas que se encaixam nestes critérios, e até o momento mais de 100 estabelecimentos foram atendidos, com mais de três mil funcionários testados.

 

Mutirão contatos

 

Já para o mutirão de contatos realizado nesta quinta-feira (13), que aconteceu no estacionamento do Farol Shopping, houve a presença de 364 participantes. Os resultados: um exame inconclusivo, que será reatestado; 87 positivos, destes sendo 11 resultados IgG (positivo, mas com anticorpos); e 276 negativos para a doença.


Galeria de Audios