Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coronavírus
Quarentena, testagem e credenciamento de leitos como ações de combate à pandemia em Tubarão

Publicado em 19/07/2020 às 21:08 - Atualizado em 19/07/2020 às 21:08


Créditos: Arte/Decom Baixar Imagem

Em reunião na tarde deste domingo (19) entre o prefeito, vice-prefeito, membros do Governo, Câmara municipal e integrantes da força-tarefa de fiscalização da quarentena, um balanço dos primeiros dias das medidas restritivas foi realizado. O coordenador da força-tarefa, coronel Djalma Alves, apresentou números e detalhes das ações que estão ocorrendo desde a última quinta-feira (16) para garantir o cumprimento do decreto 5137/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da pandemia de Covid-19.

 

Em torno de 20 equipes atuam na fiscalização que movimenta profissionais da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), Procon, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Procuradoria Jurídica, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

 

Balanço da fiscalização

 

Desde o início de seu funcionamento até o início da noite deste domingo (19), a força tarefa recebeu mais de 400 denúncias pelo fone 199 e whatsapp 3632.5856 e respondeu em torno de 250 consultas feitas por e-mail. Foram aplicados quatro autos de infração em desfavor de estabelecimentos que descumpriram algum item do decreto e sete foram fechados. Quanto a aglomerações de pessoas e festas, foram mais de 40 averiguações, sendo que 10 eventos foram interrompidos pelas forças policiais. Além das denúncias, houve também rondas e abordagens pontuais de algumas equipes, o que aumentou o número de atendimentos.

 

Uma empresa comercial que no sábado (18) estava funcionando com uma liminar da Justiça, alegando que vendia produtos essenciais, constatada a venda de outros produtos foi autuada e teve a liminar cassada pelo Judiciário.

 

Alterações no decreto

 

Na reunião também foi analisada a possibilidade de algumas alterações no decreto, principalmente o pedido de entidades empresariais sobre o funcionamento de e-commerce. Após ampla discussão, houve a decisão de manter as vedações já previstas. Assim, com o intuito de cumprir o objetivo principal das medidas, qual seja, restringir a circulação de pessoas, permanece vedado o funcionamento de qualquer tipo de comércio, mesmo sem atendimento presencial, incluindo as vendas on-line com entrega tipo “delivery”, os conhecidos “condicionais” ou qualquer modalidade que envolva movimentação no estabelecimento.

 

Situação da pandemia

 

O diretor presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, fez um relato sobre a situação da pandemia em Tubarão com os números de contágios que aumentam diariamente e, consequentemente, o número de óbitos. Desde a sexta-feira (17) faleceram três tubaronenses confirmados com Covid e dois suspeitos. Daisson também relatou que não há mais vagas em UTI adulto pelo SUS em toda a região Sul do estado. Já há pacientes da região sendo transferidos para cidades do Meio-Oeste e Planalto Catarinense.

 

Novas ações

 

O prefeito Joares Ponticelli anunciou o aumento da testagem da população, determinando que passem a ser testados os funcionários de indústrias e profissionais de outros serviços essenciais que continuam funcionando.

 

“Isolamento e testagem são as únicas ações que podemos determinar com eficácia no controle da pandemia. Assim sendo, vamos investir ainda mais nesses quesitos, sem perder de vista os outros investimentos em estrutura e pessoal para identificação e tratamento da doença”, afirmou o prefeito.

 

O município também está com credenciamento aberto para a contratação de diárias de UTI adulto, para pacientes da cidade. Hospitais de Tubarão e região que tiverem essa disposição poderão credenciar os leitos que a prefeitura pagará conforme o uso. A princípio, o credenciamento prevê 360 diárias de UTI adulto, 180 diárias de UTI pediátrica e 180 diárias de enfermaria pós-UTI.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Galeria de Audios