---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Reconhecimento: saúde bucal do município recebe certificado nacional na qualidade dos serviços

Publicado em 29/06/2020 às 15:25 - Atualizado em 29/06/2020 às 15:25


Créditos: Divulgação/PMT Baixar Imagem

A saúde bucal do município, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu um reconhecimento do Conselho Federal de Odontologia. O prêmio nacional na área foi uma gratificação à qualidade nos serviços prestados a comunidade no ano de 2019. Tubarão, na categoria de 100 a 500 mil habitantes, ficou em 10º lugar entre todas as cidades do Brasil.

 

O município foi o único premiado entre as cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes, resultado positivo, relata o coordenador da odontologia, Dikson Claudino. “A premiação conferida nos alegra e aponta que estamos no caminho certo. Muitos desafios ainda despontam no horizonte, mas temos consciência de nosso papel como construtores sociais e de nossas responsabilidades para com a saúde de nossa população”, ressalta.

 

Do estado de Santa Catarina, só outras quatro cidades no estado foram agraciadas com esta premiação: Cocal do Sul, na categoria até 20 mil habitantes; Urussanga, na categoria 20 a 50 mil habitantes; Rio do Sul, na categoria 50 a 100 mil habitantes e Joinville, na categoria acima de 500 mil habitantes.

 

Mudanças significativas

 

Entre 2017 e 2020 o município contratou cerca 30 dentistas e auxiliares, investindo também no aumento do número de consultórios odontológicos nas unidades de saúde da família. Assim, foi possível expandir de 17 para 27 equipes de saúde bucal atuando na Estratégia de Saúde da Família (ESF), registrando um aumento de 40%.

 

A contratação dos especialistas gerou uma capacidade de atendimento mensal de 5.400 atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e 1.100 na atenção especializada em odontologia.

 

Atendimentos

 

As equipes de saúde bucal realizam também visitas domiciliares, onde podem realizar procedimentos por meio de um equipamento odontológico portátil adquirido pela FMS, bem como desenvolvem atividades junto às instituições de longa permanência para idosos, instituições socioeducativas, entre outras.

 

Outro fator importante é a atuação persistente dos profissionais nas escolas do município, por meio do Programa Saúde na Escola, na prevenção e cuidado com a saúde bucal de nossas crianças.

 

Na área especializada, a Fundação Municipal de Saúde também tem atuado juntamente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). São oferecidos atendimentos clínicos odontológicos, reconhecendo a especificidade do cuidado aos pacientes com necessidades especiais, sendo que quando necessários atendimentos em âmbito hospitalar, estes também são prestados por cirurgião-dentista da FMS.

 

“Para o segundo semestre deste ano, vamos propor inovar novamente com relação ao cuidado em saúde bucal da população tubaronense. Implantando o serviço de urgência odontológica que irá atuar em horário estendido, entre 16 às 22 horas, possibilitando assim o acesso ao atendimento àquelas pessoas que, por motivos como trabalho, por exemplo, não conseguem procurar o atendimento durante o dia na unidade de saúde da família de seu bairro”, ressalta o coordenador.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar