---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

social
Combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e de adolescentes será lembrado nesta segunda-feira (18)

Publicado em 13/05/2020 às 15:21 - Atualizado em 13/05/2020 às 15:25

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será lembrado nesta segunda-feira, dia 18 de maio. A data é escolhida em virtude do crime que ocorreu em 18 de maio de 1973, em Vitória, capital do Espírito Santo, e que ficou conhecido como “Caso Araceli”.

 


Esta menina, de apenas 8 anos, foi sequestrada, violentada e assassinada por um grupo de jovens de classe média alta, em um delito que até os dias de hoje mantém os autores impunes.

 


O 18 de maio caracteriza-se como uma conquista dos conselhos e órgãos que lutam pelos direitos humanos das crianças e dos adolescentes no território brasileiro, como forma de garantir a toda criança e a todo adolescente o desenvolvimento seguro e protegido, livres de quaisquer tipos de abuso ou de exploração sexual.

 


Neste momento de pandemia e de consequente isolamento social, é ainda mais importante a atenção ao tema, uma vez que existe a possibilidade de o agressor estar dentro da casa da criança, o que as deixa mais expostas. Da mesma forma, com as crianças e os adolescentes mais tempo em casa, eles naturalmente passam mais tempo, também, conectados à internet, o que, ressalta-se, deve ser sempre feito com a supervisão de um adulto, uma vez que os crimes sexuais na rede mundial de computadores são bastante frequentes.

 


Em casos de qualquer tipo de abuso e/ou violência contra crianças e adolescentes que você presencie ou seja vítima, denuncie através do número 100 (Disque 100), para o qual você pode ligar de qualquer telefone, ou através do e-mail disquedireitoshumanos@sdh.gov.br, e do site www.disque100.com.br.