---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

educacao
Projetos estudantis de robótica são apresentados no Paço Municipal

Publicado em 13/02/2020 às 18:09 - Atualizado em 14/02/2020 às 18:32


Créditos: Marcelo Becker/Decom/PMT Baixar Imagem

Dois projetos de robótica desenvolvidos por alunos do Colégio Coração Feliz e do Senai foram apresentados, nesta quinta-feira (13), na Sala de Atos ao prefeito Joares Ponticelli e gestores municipais. Um dos trabalhos foi premiado no último fim de semana na etapa regional do First Lego League (FLL), em Jaraguá do Sul, e ambos serão incentivados pelo município de modo que possam beneficiar a cidade na prática.

 

O projeto-piloto do Senai tem foco ambiental. Os estudantes criaram um dispositivo de frequência da audição das capivaras que limita o espaço de movimentação dos mamíferos. Na prática, o aparelho poderia ser instalado nas margens do rio Tubarão e evitaria que as capivaras alcançassem as calçadas e ruas, garantindo a segurança dos próprios animais, evitando atropelamentos e risco de transmissão de doenças.

 

O trabalho dos alunos do Colégio Coração Feliz é sobre o aproveitamento da chamada cinza pesada a partir da queima do carvão no complexo termelétrico Jorge Lacerda na fabricação de lajotas do tipo paver, substituindo a areia. O processo faz com que, em relação ao paver convencional, o material com cinza pesado tenha um custo menor (R$ 1,60 o metro quadro mais barato), mais resistência e com tempo de produção bem mais rápido. Além disso, o projeto pode beneficiar o reaproveitamento em larga escala da cinza pesada, que tem baixo valor comercial (R$ 17 a tonelada) e desperta pouco interesse da indústria.

 

O secretário Giovani Bernardo elogiou os dois trabalhos e mostrou o caminho para que as ideias sejam colocadas em prática.

 

“Vocês já têm uma boa invenção, agora vamos tentar viabilizar na prática para que se transformem em inovação. Estão de parabéns porque são trabalhos que podem beneficiar a cidade”, destacou.

 

Para o prefeito Joares Ponticelli, projetos como esses ajudam a fortalecer a identidade e perfil de inovação e tecnologia que começam a se destacar em Tubarão.

 

“A cidade está com uma energia de inovação muito forte e esses dois projetos vão ao encontro do que planejamos para o futuro”, parabenizou.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Galeria de Audios