---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

cultura
Município retoma tratativas para intercâmbio com escolas de Treviso, na Itália

Publicado em 07/11/2019 às 18:35 - Atualizado em 07/11/2019 às 18:35


Créditos: Arte/Decom Baixar Imagem

O intercâmbio estudantil entre escolas municipais de Tubarão e Treviso, na Itália, voltou a ser discutido para ter encaminhamentos formais nos próximos meses. A iniciativa que ganharia o status de “pacto de amizade” precisa de aprovação da Câmara de Vereadores, mas já conta com cartas de intenção assinadas pelos prefeitos das duas cidades que concordam com a aproximação que beneficiará centenas de crianças e adolescentes.

 

Nesta quinta-feira (7), o tema foi debatido pelo prefeito Joares Ponticelli e a presidente da Trevisani nel Mondo, associação cultural ligada à cidade italiana, Fabíola Cechinel. A entidade tem intermediado o surgimento desse pacto inédito para Tubarão, mas praticado com sucesso em outras cidades do Sul do Estado. Nova Veneza, por exemplo, tem pactos com oito municípios da Itália. Criciúma e Siderópolis firmaram há anos o “gemellaggio” com Vittorio Veneto e Forno Di Zoldo, respectivamente.

 

“O pacto precisa ser pontuado conforma os interesses das duas cidades, mas pode ser celebrado em áreas como edução, cultura e empreendedorismo. Estudantes das escolas municipais de Tubarão poderiam participar de várias atividades em Treviso, e os estudantes de lá virem para cá, representando suas cidades”, comenta Fabíola.

 

Em 2018 o prefeito Joares assinou uma carta de intenções do pacto que foi recebida pelo prefeito de Treviso Mario Conte. Logo depois, o italiano também enviou um documento semelhante à prefeitura de Tubarão manifestando o interesse nesse acordo.

 

Em janeiro uma escola da rede particular de Tubarão fará um intercâmbio semelhante, mas de caráter independente. Os estudantes ficarão de 7 a 28 de janeiro para uma série de atividades em Treviso.