---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Cuidados com a saúde são indispensáveis no inverno

Publicado em 10/06/2014 às 14:47 - Atualizado em 10/06/2014 às 14:48

A mudança brusca de temperatura pode piorar a saúde das pessoas que tem tendência em desenvolver problemas respiratórios. Nem todos sabem desta tendência, por isso é importante ficar atento.

Coceira nos olhos, nariz, garganta e ouvido, podem ser alguns dos sintomas que o problema inflamatório apresenta. Antes de procurar um especialista, a pessoa deve observar quando esses sintomas aparecem, pois eles podem ser resultado de rinite, asma, sinusite e entre outros. “Os ácaros e a poeira são causadores de problemas inflamatórios. A pessoa deve se afastar disso e observar se o problema diminuiu”, observou o pneumologista Angelo Ferreira Júnior.

A mudança brusca de temperatura também pode intensificar esses problemas, por isso é preciso ter cuidado ao utilizar o aquecedor de ar. “Usar o aquecedor e depois perceber que está muito quente e desligar. O ambiente vai voltar à temperatura fria e isso já está prejudicando a saúde. É importante saber usar o aparelho”, destacou o profissional.

O nariz trancado também é um sério problema, a dica é lavar bem com água corrente e usar uma solução fisiológica, que deve ajudar na respiração. “Para dormir, respirar pela boca até funciona no início, mas a pessoa acaba dormindo mal, tem o sono fragmentado e o resultado disso é fadiga”, completa Angelo.

Ainda de acordo com o especialista, alguns travesseiros e colchões provocam alergias, não é necessário trocar, mas é importante utilizar alguma capa impermeável.

Se os sintomas persistirem, o ideal é que um médico seja consultado, antes de fazer o uso de qualquer medicamento.

Fonte: Daniela Goulart/PMT