Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

esporte
Com segurança, equipe de atletismo retorna ao treinamento presencial

Publicado em 31/07/2020 às 17:13 - Atualizado em 31/07/2020 às 17:13


Créditos: Kamila Melo/Decom/PMT Baixar Imagem

Depois de meses longe, chegou a hora do retorno. A Associação Desportiva Recreativa de Atletismo (ADRA) vai voltar aos treinos presenciais a partir desta segunda-feira (3). Cerca de 25 atletas da equipe vão calçar as sapatilhas, montar as barreiras, o colchão e poste do salto em altura, e desenvolver o corpo, mesmo sem ter datas definitivas de competição. Para respeitar e estabelecer as medidas e protocolos de combate ao coronavírus, os treinadores da ADRA realizarão um rodízio de turnos e, assim, evitar aglomerações e promover o distanciamento social.

 

Na parte da manhã, somente os barreiristas e lançadores utilizarão a Pista de Atletismo da Unisul. Já no período da tarde, as sessões de treinos estão divididas em duas etapas: no início da tarde, as atividades serão destinadas a equipe de base, enquanto no entardecer somente os atletas da categoria adulta vão usar o espaço de treinamento. “É bom retornar, mas precisamos continuar todos em segurança também”, diz o técnico Diogo Novasco. Geralmente, cada período, dura, em média, 2 a 3 horas de exercícios, entre etapas de mobilidade, aquecimento, técnica e parte física.

 

Replanejamento

 

Nesta quinta-feira (30), os cinco treinadores da equipe de Tubarão estiveram reunidos, de forma virtual, com o objetivo de replanejar o ano, além de debater outras questões técnicas e, principalmente, de periodização. Participaram do encontro on-line Rosane Machado, Marcos Huber, Diogo Novasco, Jemerson Fernandes e Felipe Costa. Todos os profissionais têm formação na área da Educação Física, bem como especializações para prescrever o treinamento. É importante lembrar ainda que cada um tem o apoio da Fundação Municipal de Esporte, com o programa Bolsa Técnico.

 

Até aqui

 

Desde o início da pandemia, a ADRA manteve as atividades, mesmo que a distância. Todos os atletas receberam de forma on-line treinos semanais, usando desde o peso corporal, escadas, cadeiras, e o que tinha à disposição dentro de casa. Com a liberação das academias, parte dos competidores também retornaram aos exercícios de força, com os parceiros que apoiam a equipe de atletismo tubaronense.