---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

educacao
Mais de quatro mil kits de alimentação escolar já foram entregues pela prefeitura

Publicado em 09/07/2020 às 14:13 - Atualizado em 10/07/2020 às 14:51


Créditos: Adriana Oliveira/Decom/PMT Baixar Imagem

A Prefeitura de Tubarão, por meio do Departamento de Alimentação Escolar da Fundação Municipal de Educação (FME), concluiu nesta quinta-feira (9), a entrega da quinta remessa de kits de alimentação escolar aos alunos da rede municipal de Ensino, conforme critério definido pelo Decreto n° 5073/2020, de 07 de maio de 2020.

O prefeito Joares Ponticelli e a diretora-presidente da FME Adriana Mariano Rosa acompanharam a entrega na manhã desta quinta-feira (9), na escola de Educação Básica Francelino Mendes.

 

“O município de Tubarão foi um dos primeiros do estado a adotar a medida de fornecer kits de alimentação escolar, logo após a determinação de suspensão das aulas, como medida do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus”, lembra o prefeito.

 

A autônoma Elizandra Gomes Caetano, mãe de três filhos, foi uma das beneficiadas com o kit entregue na escola Francelino Mendes. Elizandra teve sua atividade bastante impactada pela pandemia e o recebimento do kit trouxe alívio para a família.

 

“Veio em boa hora, porque também não consigo outro trabalho, já que não tenho com quem deixar as crianças. Esse auxílio é muito importante”, reconhece.

 

Rosimar Marcelino Luiz retirou os mantimentos na escola São Martinho. Ele conta que o filho e a nora estão desempregados e os alimentos do kit trouxeram mais tranquilidade para o casal que tem dois filhos.

Nesta nova remessa, foram entregues 1,1 mil kits. Desta forma, desde março, até o momento, já foram distribuídos 4,1 mil kits de alimentos não perecíveis e pães, comprados com recursos próprios, um investimento de aproximadamente R$ 202 mil.

 

A partir da entrega de maio, foi implantado o kit de hortifruti, sendo já entregues 2.833 kits pagos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme artigo 2º da Resolução nº 02, de 2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), investimento de mais de R$ 57 mil.

 

A diretora do Departamento de Alimentação Escolar e nutricionista, Gabriela Jeremias explica que os kits são compostos por alimentos que estão incluídos na alimentação escolar do dia a dia dos alunos, durante o ano letivo.

 

“Neste momento, estamos tentando suprir os valores nutricionais, conforme a solicitação do programa de alimentação escolar, por isso, os kits são compostos por carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Essa composição auxilia no desenvolvimento, crescimento e funcionamento das atividades diárias dos alunos, ajudando no fortalecimento imunológico para o enfrentamento da pandemia”, afirma.