---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

cultura
Arquivo Público e Histórico de Tubarão está temporariamente fechado

Publicado em 03/07/2020 às 16:05 - Atualizado em 03/07/2020 às 16:05

O Arquivo Público e Histórico de Tubarão, localizado na avenida Marcolino Martins Cabral, segundo andar da antiga estação rodoviária, está fechado temporariamente.

 

Os fortes ventos registrados nesta semana, danificaram a rede elétrica externa e o espaço está sem energia elétrica.

 

A Fundação Municipal de Educação (FME) informa que já foram realizados todos os protocolos de solicitação de reparos, mas, devido à grande demanda, a Celesc não deu previsão do restabelecimento da energia elétrica do local.

 

Os servidores do setor estão atuando no almoxarifado central da prefeitura, localizado em Oficinas.

 

Guardião da história - Criado oficialmente em julho de 1990, o Arquivo Público e Histórico de Tubarão começou a ser constituído em 1986, pelo professor e funcionário da prefeitura Amadio Vettoretti. Em 2013, o Arquivo recebeu o nome de seu idealizador, tutor e uma das pessoas que mais lutou para que o local tivesse a importância e o porte que tem hoje. O acervo é composto por jornais, sendo o mais antigo datado de 1878, escrituras de escravos, mapoteca com mapas das colônias da região do século XIX, grande acervo iconográfico, composto de mais de 6.000 fotografias, dentre as quais várias sobre a enchente de 1974, assunto no qual é referência. Ainda fazem parte de seu acervo processos do Judiciário, de cartórios e documentos da prefeitura. O local recebe estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior, além de jornalistas, historiadores e comunidade em geral. Compete ao Arquivo: localizar, recolher, reunir, recuperar, organizar, preservar a documentação pública e particular, centralizando-as a fim de possa ser utilizada e divulgada sob quaisquer formas, com o objetivo de resguardar a memória do município e de sua gente.