---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

esporte
150 anos de Tubarão: o esporte que aplaude o município diariamente

Publicado em 27/05/2020 às 17:37 - Atualizado em 27/05/2020 às 17:47


Créditos: Kamila Melo Baixar Imagem

O povo tubaronense é exemplo de força. Nos dias atuais ou há 150 anos, a Cidade Azul é referência de (re)construção, de moradores que lutaram para ter uma melhor qualidade de vida e atitudes transparentes que teceram e abriram possibilidades. Das dificuldades enfrentadas, como a enchente de 1974 aos grandes marcos, como a própria emancipação, a história de Tubarão é parecida com a trajetória dos atletas que no município nascem.

 

Cada modalidade com seu aspecto singular, mas unidas em um só objetivo: colocar a bandeira da cidade no topo dos pódios estaduais, nacionais e mundiais. E assim tem sido. Quem veste a camisa tubaronense, bate no peito com orgulho, respeito e apreço. Não é só jogar, correr, lutar ou nadar. “A classe esportiva da nossa cidade merece aplausos, pois nos momentos mais difíceis estiveram conosco, dando seu melhor”, revela o presidente da Fundação Municipal de Esporte, Luiz Ernani Buerger.

 



Ele relembra que da época em que nem existiam ainda os programas de incentivo, como o Bolsa Atleta e Técnico, e o dinheiro era angariado através de pedágios e a empatia dos amantes do esporte. “Hoje, no aniversário de 150 anos da cidade, nada mais justo do que também parabenizar nossos atletas e técnicos, que elevam a autoestima de Tubarão e colocam nosso município em tantos cenários, estados e em até outros países. Muito obrigado por tudo o que vocês fizeram, fazem e, com certeza, ainda vão fazer”, agradece Ernani.

 

E ao longo de todos esses anos, não faltam memórias para relembrar, títulos para (re)comemorar e expectativa de novas medalhas alcançar. O paradesporto é um grande exemplo. Poucas cidades catarinenses dedicam dinheiro e profissionais para acolher e incluir as pessoas com deficiências no âmbito esportivo. “Tubarão é uma cidade que tem potencial no paradesporto e auxilia na preparação. Nós estamos mostrando resultado nas competições. Graças ao incentivo que nos dão”, conta o paratleta da natação Luiz Otávio. Mesmo para quem está a pouco tempo na Cidade Azul, também já se sente acolhido e apaixonado pelos horizontes tubaronenses. “Me sinto muito feliz em morar aqui. É com prazer que representamos o Tubarão Futsal”, finaliza o capitão Júlio Cesar.