---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Novo coronavírus: dois mil testes são entregues nesta quarta-feira (20)

Publicado em 20/05/2020 às 16:28 - Atualizado em 20/05/2020 às 16:29

A Prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu mais dois mil testes para a detecção da Covid-19. A aquisição ocorreu há alguns dias e chegaram na manhã desta quarta-feira (20). A equipe responsável realizará a testagem assim que os pacientes forem contactados.

 

Com as duas mil unidades adquiridas recentemente pela FMS e o recebimento da doação de 450 testes da Tubarão Saneamento nesta terça-feira (19), o município detém mais de 2,4 mil unidades.

 

A testagem deve ocorrer assim que possível, comunica a equipe responsável pelo processo, do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS). Médicos, técnicos e o diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol, determinam, com base em uma série de critérios, por meio dos cadastros, sinais e sintomas dos pacientes como a ação deve ocorrer.

 

“A prioridade para a realização dos testes são os pacientes notificados que são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica e pela equipe do COEMS, tanto sintomáticos como assintomáticos, para que possamos continuar traçando o perfil epidemiológico do vírus no município”, informa Daisson.

 

As duas mil unidades foram compradas com recursos vinculados oriundos do Ministério da Saúde, especificamente para o combate a Covid-19. No total, foram investidos R$ 193.800,00 na compra destes, onde cada teste teve um custo de R$ 96,90.

 

Como o aparelho funciona?

 


O aparelho que será realizada a testagem, possui um espaço onde é colocado o sangue coletado do paciente. Assim, é adicionado a ele um reagente e, dentro de, no máximo, 10 minutos já é possível ter o resultado.

 

Esse resultado pode ter três respostas:

 

• Ser negativo, paciente não tem ou teve contato com a doença;

• Ser positivo para IgM (anticorpo imunoglobulina M) que significa que o paciente está na fase aguda da doença, com possibilidade de transmissão;

• E, ser positivo para IgG (anticorpo imunoglobulina G) que significa que o paciente já teve a doença, produziu anticorpos e está imune.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar