Prefeitos da Amurel pretendem alinhar medidas de combate à pandemia

Publicado em 30/03/2020 às 18:08 - Atualizado em 30/03/2020 às 18:10

Créditos: Marcelo Becker/Decom/PMT Baixar Imagem

Em videoconferência, na manhã desta segunda-feira (30), os prefeitos dos 18 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região de Laguna – AMUREL, discutiram assuntos relacionados às medidas de combate ao avanço da Covid-19 na região.

A reunião foi presidida pelo prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, que dirige a entidade. Os prefeitos e alguns secretários de Saúde analisaram a proposta do Governo do Estado de prorrogar a quarentena em Santa Catarina por mais sete dias. Apesar de alguns estarem dispostos a dar encaminhamento diferenciado, liberando alguns setores para voltarem às atividades, decidiram seguir as determinações do governador do estado, conforme foi alinhavado com os presidentes de associações e prefeitos das maiores cidades do estado, que se reuniram no domingo (29).

Mesmo assim os prefeitos aguardam uma minuta do decreto do governo para uma análise mais apurada e a possibilidade de poderem opinar a respeito. A princípio há o entendimento jurídico de que prefeitos não podem estabelecer em decretos municipais, medidas diferentes do decreto estaduais, a não ser que sejam ainda mais restritivas. Mesmo assim, a assessoria jurídica da AMUREL foi conclamada a estudar uma condição legal para isso, caso seja necessário e haja entendimento dos prefeitos por alterações.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, repassou aos demais prefeitos o estudo do grupo de dirigentes de saúde, que apresenta uma previsão de infectados e necessidade de leitos na região, caso a pandemia se agrave. Os números também foram discutidos e os prefeitos tiraram dúvidas a respeito do tema. “Se tivermos como base a evolução da doença em países europeus e se o comportamento da pandemia aqui seguir a mesma linha, é possível que tenhamos mais de 900 pessoas que necessitem de leitos de UTI, nos próximos meses, o que colapsaria o sistema de Saúde que hoje existe na AMUREL”, explicou a doutora Fabiana Trevisol, farmacêutica bioquímica, pesquisadora da UNISUL e do HNSC, uma das profissionais que elaborou o estudo.

Setor produtivo

Ainda na manhã desta segunda-feira (30) o prefeito Joares Ponticelli e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Giovani Bernardo; da Fazenda, Raphael Bianchini e da Saúde, Daisson Trevisol, mantiveram contato com representantes de entidades empresariais e dirigentes de setores de Saúde de Tubarão, onde as ações em relação à pandemia também foram discutidas.

O encontro foi presencial, mas, no auditório da Arena, com os presentes mantendo a distância regular entre si, além da devida higienização. Na reunião, o município deu conta das ações efetivadas até aqui, que envolvem o setor produtivo, inclusive a intenção de seguir o novo decreto estadual de ampliação da quarentena.

Os representantes de entidades presentes argumentaram e sugeriram medidas que possam liberar alguns setores para voltar à ativa. Nesse sentido irão estudar tais sugestões e apresentar ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que teve sua composição ampliada, justamente para poder congregar todos os representantes. Um novo encontro, agora por videoconferência, deve ocorrer ainda essa semana.