---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

mobilidade
Novas obras mudam visual e rotina da cidade

Publicado em 14/02/2020 às 14:54 - Atualizado em 14/02/2020 às 14:54


Créditos: Marcelo Becker/Decom/PMT Baixar Imagem

Tubarão está em constante evolução, com diversas obras estruturantes, que alteram a rotina da cidade, especialmente no trânsito, mas despertam uma expectativa de crescimento e de progresso. Desde o início do ano, a pavimentação de ruas como a Padre Bernardo Freüser, um dos acessos ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), e a Felipe Schmidt, de acesso ao Paço Municipal, mudaram o visual da Cidade Azul e somaram à lista de obras que movimentam o município nos últimos três anos.

 

Tantos trabalhos simultâneo transformaram regiões como o Centro, Vila Moema, Monte Castelo, Fábio Silva, Humaitá, Revoredo, Dehon e Oficinas em canteiros de obras que puseram à prova a paciência de motoristas e de moradores.

 

“Sempre digo que o transtorno é passageiro, mas os benefícios são permanentes. Hoje, vários moradores de diversos bairros aproveitam esses benefícios”, destaca o prefeito Joares Ponticelli.

 

Com os acessos revitalizados, entrar e sair de Tubarão se tornou mais fácil e visualmente mais bonito. Vias como a avenida Severiano Albino Corrêa e a rua Sílvio Búrigo (Acesso Sul) passaram a ser mais utilizadas, assim como a rua Padre Dionísio da Cunha Laudt, que antes estreita e vulnerável a alagamentos, foi transformada e virou um cartão-postal respeitável para milhares de estudantes universitários que chegam diariamente a Tubarão.

 

Nas localidades do interior, diversas estradas passaram por melhorias e recuperação. Uma das principais foi finalizada há dois meses, com o nivelamento da rua José Botega, a popular estrada do Lageado, na região do bairro São Cristóvão. A via, que era constantemente alagada em épocas de chuvas mais forte, chegou a ficar quase dois metros mais alta em alguns trechos, atendendo uma reivindicação feita há 40 anos por moradores e agricultores.

 

Obras de médio, pequeno e grande porte foram anunciadas quase que semanalmente. Ainda em 2019 teve início a construção do Parque Empresarial José Roberto Tournier, no São João ME, e entregue a ordem de serviço de uma nova ponte sobre o Rio Tubarão, uma reivindicação de quase 40 anos.

 

Além da pavimentação da rua Felipe Schmidt, concluída nesta semana, e da rua Padre Bernardo Freüser, ainda em andamento, o município iniciou os trabalhos para pavimentação das ruas Argentina e Paraguai, na Vila Moema. Na sequência, as obras alcançarão as ruas Geraldino da Silva Barreiros (nas imediações dos fundos da Arena Multiuso), Adelino Bettiol (acesso à rua Visconde de Barbacena), ambas no bairro Recife.

 

O andamento das obras do programa “Se Essa Rua Fosse Minha” também mudaram a rotina de vários bairros. Foram concluídas a pavimentação com paver em ruas dos bairros Passagem, Oficinas, Santo Antônio de Pádua, São João Margem Esquerda e Humaitá de Cima. Nesta quinta-feira (13), o prefeito Joares Ponticelli promoveu a assinatura do Termo de Parceria para a pavimentação de mais 10 ruas nos bairros Oficinas, Santo Antônio de Pádua, Revoredo, Vila Esperança, Passagem, Humaitá da Cima, São João Margem Esquerda e bairro Recife.

 

Outra grande iniciativa de mobilidade fora da área central, em andamento, é a pavimentação da avenida Afonso Pena, ao lado da Arena Multiuso e principal acesso ao bairro Recife. O asfaltamento está concluído, restando apenas as calçadas e sinalização.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar