---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Sociedade Musical Lira Tubaronense

Atualizado em 09/07/2019 às 14:50

A Sociedade Musical Lira Tubaronense surgiu do nobre ideal cultural de homens como Januário Honório de Souza, Francisco Orige, Esmeraldino Bessa, Belmiro Antunes, Luiz Isidoro, Manuel Claudino, Miguel Jeremias, Francisco Ernesto, André Lima, Manuel Fernandes e João Rosa, em 14 de novembro de 1908.

 

Seu quadro era composto predominantemente por homens. E foi nos anos 80 que a Banda recebeu a primeira mulher para compor seu quadro de músicos.

 

Presente em praticamente todos os cerimoniais cívicos, religiosos e políticos da região, prestes a completar 110 anos de história, leva alegria, respeito e emoção a todos aqueles que compartilharam suas melodias. Sua sede já abrigou grandes bailes nas décadas de 60 e 70.

 

A Sociedade Musical Lira Tubaronense abriga em suas dependências uma escola, aberta a toda comunidade, que se destina, gratuitamente, à formação de músicos para a própria Sociedade. Desde o aprendizado até a formação, o aprendiz e o músico recebem de forma gratuita, instrumentos e uniformes, para que possam participar da Banda.

 

A lira Tubaronense que tem sua sede desde 1931, devido a sua reforma, precisou ficar desativada por um tempo, entretanto foi acolhida com muito carinho por várias pessoas e entidades, que entendendo o momento delicado deram total apoio, disponibilizando, inclusive, espaços para os ensaios.

 

A volta da lira às atividades na sede reformada, só foi possível porque contou com a parceria de diversos organismos da sociedade e com o apoio de muitos amigos, verdadeiros mecenas, que abraçaram a causa da lira, devolvendo-a para todos nós.

 

Regida por um Estatuto Social, a Sociedade Musical Lira Tubaronense é composta por uma diretoria que presta serviços gratuitos. Hoje tem como regente, o Sr. Valdir Duarte e na presidência a professora Faida Denise Rodrigues.